Assis: PS novamente o maior partido, direita terá derrota histórica

Assis: PS novamente o maior partido, direita terá derrota histórica
| Política
Porto Canal

O cabeça de lista socialista às eleições europeias considerou hoje que se inicia um "novo ciclo" em Portugal, afirmando que a coligação PSD/CDS terá uma "derrota histórica" e que o PS se tornou novamente o maior partido.

Francisco Assis falava na primeira reação às projeções divulgadas pelas televisões sobre os resultados das eleições europeias, que apontam para um triunfo dos socialistas.

"Inicia-se um novo ciclo na vida política portuguesa. A direita vai ter uma verdadeira derrota histórica e o PS tornou-se novamente o maior partido político português. Ficou evidente que os portugueses querem uma mudança", declarou o "número um" da lista europeia do PS.

Antes de iniciar a sua declaração, Francisco Assis aguardou quase um minuto que terminassem os aplausos de dezenas de apoiantes socialistas.

Depois, o dirigente socialista começou por afirmar que as projeções apontam para "uma evidência clara", segundo a qual "o PS vai ganhar as eleições europeias".

"Nunca até hoje o PSD, mesmo sozinho, em eleições europeias, tinha ficado abaixo dos 31 por cento. Provavelmente, o PSD vai ficar agora, coligado com o CDS, abaixo dos 30 por cento", disse, recebendo uma prolongada ovação.

Para Francisco Assis, face a estes resultados, "é claro que os portugueses querem mudar e que rejeitam a política que tem sido seguida desde há três anos a esta parte".

"Os portugueses expressaram de múltiplas formas essa vontade de mudança, mas uma coisa é certa: "Só em torno do PS é possível construir uma alternativa política vitoriosa em Portugal. Somos, de novo, o maior partido político português, reconciliámo-nos com o país e aumenta a nossa responsabilidade histórica numa fase decisiva da vida nacional", acrescentou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.