Projecções dão vitória ao Partido Socialista

Projecções dão vitória ao Partido Socialista
| Política
Porto Canal (Imagem: PS)

O PS venceu as eleições para o Parlamento Europeu e a coligação Aliança Portugal ficou em segundo lugar, mas a surpresa da noite eleitoral deverá ser a eleição de Marinho e Pinto pelo MPT, indicam as projeções televisivas.

De acordo com as projeções, o PS ganhou as eleições europeias, com intervalos que variam entre os 30 e 34% dos votos segundo a RTP, entre 32 e 37 % segundo a CMTV/Aximage, e entre 33,1 e 36,3% indicou a SIC (Eurosondagem).

As projeções das três televisões (a TVI não divulgou qualquer projeção) dão à coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) resultados que variam entre um mínimo de 25 e um máximo de 30%.

As três projeções avançam que a surpresa da noite eleitoral será a eleição de Marinho e Pinto pelo MPT (Partido da Terra), cujo resultado ficará à frente do Bloco de Esquerda.

A CDU será a terceira força política entre os eurodeputados portugueses.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP avança que o PS deverá eleger entre sete a nove deputados, com 30 a 34 por cento dos votos. A coligação PSD/CDS-PP obterá entre 25 e 29%, com a eleição de entre seis a oito deputados. A CDU conseguirá 12 a 15% dos votos e a eleição de três a quatro eurodeputados, seguida pelo MPT, com sete a oito por cento dos votos e o BE, com 5 a 7 por cento. Ambos os partidos poderão eleger um a dois eurodeputados, segundo a RTP.

As projeções da Eurosondagem divulgadas pela SIC apontam para uma vitória do PS com um resultado entre 32,1 e 36,3%, elegendo 8 ou 9 eurodeputados, enquanto a coligação Aliança Portugal deverá conseguir entre 25 e 29,2% elegendo 7 ou 8 eurodeputados.

A CDU deverá alcançar entre 11,4 e 13,9% e eleger três eurodeputados, ficando o MPT com entre 6,6 e 8,8% e a eleição de um ou dois eurodeputados. O BE deverá obter entre 4,2% e 6,1% e eleger apenas a cabeça de lista, Marisa Matias, segundo esta sondagem.

De acordo com a projeção da CMTV/Aximage, o PS obterá entre 32 e 37% dos votos e elegerá oito a dez deputados, a Aliança Portugal terá entre 26 e 30% e elegerá sete ou oito deputados.

A CDU terá 10 e 14% dos votos e três deputados, o MPT, com cinco a oito por cento, elegerá Marinho e Pinto como eurodeputado, ficando à frente do Bloco de Esquerda, que terá entre quatro e sete por cento dos votos e conseguirá apenas um mandato.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.