Investigadores chineses reportam descoberta promissora contra cancro de pele

| Mundo
Porto Canal / Agências

Macau, China, 20 mai (Lusa) -- Investigadores de Hong Kong, Macau e Taiwan obtiveram resultados promissores com um composto químico para tratar o cancro de pele, informa hoje o jornal South China Morning Post.

Uma equipa formada por investigadores da Universidade Baptista de Hong Kong, da Universidade de Macau e da Universidade Médica de Kaoshiung (Taiwan) descobriram, em experiências laboratoriais, que injeções de ródio -- elemento químico pertencente à classe dos metais -- podem inibir o desenvolvimento de cancro de pele.

Os cientistas reivindicam terem sido os primeiros a descobrir e a provar a função do composto metálico no tratamento de cancro de pele.

Cinco ratos com melanoma -- um dos tipos mais agressivos e perigosos de cancro de pele -- foram tratados com uma injeção do composto químico metálico quatro vezes por semana durante 35 dias no ano passado.

A experiência levou os investigadores a concluírem que o composto podia bloquear a atividade de uma proteína designada de STAT3, a qual desempenha um papel importante no desenvolvimento de vários cancros, incluindo o de pele, explicou Ma Dik-lung, professor assistente do Departamento de Química da Universidade Baptista de Hong Kong, citado pelo South China Morning Post.

Quando comparados com os do grupo de controlo que tinham cancro mas não receberam tratamento, os ratos que foram injetados com ródio (III) registaram um significativo abrandamento no crescimento do tumor.

No final dos 35 dias de experiências, os tumores tratados eram, em média, 60% mais leves e menores do que os do grupo de controlo.

"Se pudermos aplicar o composto num protetor solar, talvez possamos ser capazes de fazer produtos cosméticos para prevenir o cancro de pele não apenas bloqueando os raios ultravioleta, mas também parando a dimerização da STAT3", complementou o investigador Wang Hui-min, de Taiwan.

A dimerização é um processo através do qual duas moléculas simples se fundem para formar um composto.

DM // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.