Receitas de transporte da STCP sobem mais de seis milhões de euros em 2023

Receitas de transporte da STCP sobem mais de seis milhões de euros em 2023
| Porto
Porto Canal / Agências

As receitas de transporte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) subiram 6,5 milhões de euros em 2023 para 51,7 milhões de euros "graças ao aumento de procura", divulgou esta terça-feira a empresa, após aprovação de contas.

"Os rendimentos de 2023 registaram um aumento de 1,9 milhões de euros para 71,2 milhões de euros. Para este comportamento contribuiu um aumento de 6,5 milhões de euros na receita de transporte face a 2022, elevando este indicador para 51,7 milhões de euros, graças ao aumento da procura", pode ler-se num comunicado esta terça-feira divulgado pela STCP.

Os seis municípios acionistas da transportadora (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo) aprovaram esta terça-feira por unanimidade as contas da STCP, que registaram um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) recorrente de 7,9 milhões de euros, um resultado não recorrente negativo em 1 milhão de euros e resultado financeiro nulo.

Em 2023, "Os gastos operacionais foram de 70,2 milhões de euros, diminuindo cerca de 9,5 milhões de euros face a 2022", e a diminuição foram "fruto essencialmente da redução dos custos da energia que se veio a verificar desde o início do ano e que se manteve estável desde então".

A STCP refere ainda que fez um investimento em sustentabilidade no valor de 22 milhões de euros, entre a aquisição de 48 novos autocarros elétricos (18,5 milhões de euros, cofinanciados em 7,3 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência) e a requalificação da estação de recolha da Via Norte.

Após o presidente da Câmara do Porto ter anunciado, em janeiro deste ano, que a STCP tinha transportado 73,2 milhões de passageiros em 2023, números provisórios, a empresa atualizou esta terça-feira os números, revelando que a procura total superou os 74 milhões de passageiros.

A empresa destacou "o crescimento dos passageiros dos bilhetes de Carro Elétrico, onde se registou um crescimento superior a 23% na procura face ao interesse turístico nestas viaturas históricas, pese embora a operação do Carro Elétrico estar limitada a apenas duas linhas devido às obras da Linha Rosa" do Metro do Porto.

"A STCP encerra ainda o exercício de 2023 com um efetivo de 1324 trabalhadores, excluindo órgãos sociais, requisitados e licenças sem vencimento e incluindo cedidos. O efetivo médio no ano passado foi de 1319", assinala ainda a empresa.

O capital e participações sociais da STCP foram transferidos, em 2021, do Estado para os municípios do Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).

+ notícias: Porto

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até segunda

Os estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão manter-se no local, pelo menos até segunda-feira, revelou este domingo à Lusa Carolina Moreira, da organização.

Associação pela bicicleta queixa-se da atuação policial no Porto

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) disse este domingo que vai apresentar queixa contra as autoridades policiais pela atuação face a manifestações convocadas para as cidades de Tavira e Porto.