Info

Prolongamento do quebra-mar de Leixões em Matosinhos consignado, empresa prepara obra

Prolongamento do quebra-mar de Leixões em Matosinhos consignado, empresa prepara obra
| Norte
Porto Canal com Lusa

A obra de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, já foi consignada, estando a empresa a preparar o seu arranque, adiantou hoje à Lusa a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

"A empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões foi consignada conforme previsto", sublinhou a administração portuária.

O consórcio liderado com a Teixeira Duarte, Tecnovia e Dredging está a desenvolver os trabalhos preparatórios essenciais ao arranque da obra, acrescentou.

Com um prazo de execução de 30 meses, a empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, que compreende o prolongamento do quebra-mar em 300 metros e a dragagem da bacia de rotação, implica um investimento de 147 milhões de euros.

Destes, 131 milhões de euros são em obra e, o restante, em serviços complementares como fiscalização e coordenação de segurança.

Em dezembro de 2020, o presidente da APDL, Nuno Araújo, adiantou estar a ser feito um estudo sobre o "valor económico do desporto de ondas em Matosinhos e no Grande Porto", uma das recomendações do "parecer favorável condicionado" da comissão de avaliação ambiental.

Por isso, a APDL prevê indemnizar, se for caso disso, as empresas deste setor ou apoios e equipamentos de praia (bares e restaurantes), ressalvou.

+ notícias: Norte

Jovem de 23 anos em estado grave após violenta colisão em Barcelos

Uma violenta colisão entre dois veículos ligeiros provocou um ferido grave, um jovem de 23 anos, e um ferido ligeiro, ao início da noite desta terça-feira, em Barqueiros, Barcelos, apurou o Porto Canal junto das autoridades.

Ponte móvel em Matosinhos reabre hoje após mais de um mês em manutenção

A ponte móvel de Leixões, em Matosinhos, encerrada ao trânsito automóvel e pedestre desde dia 30 de março, reabre hoje às 18:00, anunciou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Porto Design Biennale quer colocar sociedade a pensar noutras realidades

Porto Design Biennale quer colocar sociedade a pensar noutras realidades

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m