Covid-19: CDS-PP antecipa mais de 200 mortes e considera medidas insuficientes

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jan 2021 (Lusa) - O presidente do CDS-PP antecipou hoje que Portugal vai registar mais de duas centenas de mortes por covid-19, um novo máximo diário, e criticou as novas medidas anunciadas pelo Governo na segunda-feira.

Francisco Rodrigues dos Santos esteve hoje reunido com o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, na sede do CDS-PP, em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, o líder centrista afirmou que "consta dentro do meio hospitalar" que hoje serão batidos "todos os recordes de mortalidade por 24 horas", provocada pelo novo coronavírus.

"Assume-se até que vamos ultrapassar as duas centenas de mortos", salientou Francisco Rodrigues dos Santos, frisando que, "perante estes dados que são verdadeiramente alarmantes, dramáticos, é necessário tomar medidas".

Sobre a atualização das medidas de combate à pandemia decretadas pelo Governo, e anunciadas na segunda-feira, o presidente centrista queria que o executivo tivesse ido mais longe, desde logo encerrando as escolas para alunos acima dos 12 anos.

"As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro são insuficientes e mostram que o Governo continua a brincar com o fogo, abrindo exceções acima de exceções", criticou o democrata-cristão, acusando o primeiro-ministro de ser "irritantemente teimoso", de estar "mais preocupado com a popularidade" e de não ter "capacidade de liderança para impor as medidas que o país precisa".

Para o CDS-PP, é necessário "maximizar os esforços deste confinamento" para achatar a curva dos contágios e controlar as cadeias de transmissão do vírus, o que passa por "um confinamento a sério e o encerramento das escolas acima dos 12 anos", comparando as novas medidas a "uma meia dose de antibiótico".

No que toca às escolas, Rodrigues dos Santos considerou que o seu encerramento é uma "medida que se impõe", e será "bastante eficaz para conter a propagação do vírus".

Fazendo um paralelo com o início da pandemia em Portugal, o líder do CDS notou entre os 12 e os 17 anos é "a terceira" faixa etária com "maior número de incidências e que o perigo de transmissão do novo coronavírus atualmente "é 10 vezes superior aquela que acontecia, por exemplo, em março", sublinhando que na altura uma das primeiras medidas a ser tomada foi suspender as aulas presenciais.

Ressalvando que dentro da sala de aula, os alunos podem "considerar-se relativamente seguros", o presidente do CDS-PP defendeu que "antes e depois das aulas esse ambiente de segurança não se verifica" e a escola gera também um fluxo de circulação "na casa dos dois milhões", que podem constituir "verdadeiros hospedeiros que podem multiplicar e contagiar o resto da comunidade".

O líder centrista pediu também ao Governo que acelere a anunciada distribuição de equipamentos tecnológicos aos alunos, para que possam acompanha as aulas à distância.

Rejeitando que a culpa da evolução da pandemia seja dos cidadãos, que em março "eram considerados heróis", Francisco Rodrigues dos Santos advogou que "se a culpa for dos portugueses, é dos portugueses que estão neste momento no Governo", e antecipou que, se o executivo não for capaz de "antecipar os riscos, planear a resposta à pandemia e coordenar com as diversas entidades o melhor ataque possível à propagação do vírus, existirá naturalmente uma rutura de confiança com os cidadãos", o que pode levar a um desrespeito pelas medidas decretadas ou a uma "cultura de irresponsabilidade social".

Na quarta-feira passada, para responder ao continuo crescimento da epidemia no país, cuja tendência se agravou após o período do Natal, António Costa anunciou um conjunto de medidas que, em linhas gerais, significou um regresso ao quadro de confinamento geral que vigorou entre março e abril do ano passado, com a principal diferença a residir nas escolas, que agora se mantiveram abertas.

Perante um quadro de aumento dos infetados e de internamentos, e de um cenário de rutura do Serviço Nacional de Saúde, na segunda-feira, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o líder do executivo anunciou um novo alargamento das medidas restritivas ao movimento das pessoas, das quais se destacou a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

FM (PMF)// JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.