Covid-19: Novo surto num lar de Arraiolos tem 17 utentes e 11 funcionários infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Arraiolos, Évora, 08 jan 2021 (Lusa) - Um novo surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, já infetou 28 pessoas, das quais 17 utentes e 11 funcionários, revelou hoje o vice-presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do Município de Arraiolos, Jorge Macau, indicou que o surto foi detetado esta semana no lar da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Igrejinha.

Segundo o autarca, a instituição tem 30 utentes no lar, dos quais 17 tiveram resultado positivo na testagem ao coronavírus SARS-CoV-2, o mesmo acontecendo com 11 funcionários.

O primeiro caso na instituição do vírus que provoca a covid-19 foi o de um funcionário que começou a ter sintomas da doença e fez um teste com resultado positivo, adiantou, realçando que, posteriormente, foram feitos testes rápidos e "alguns deram positivo".

Jorge Macau referiu que, dois dias depois da realização desses testes, uma equipa da Saúde Pública esteve no lar a fazer nova testagem e, mais tarde, veio a confirmação da existência dos 28 casos de infeção.

O autarca salientou que os utentes infetados estão isolados dos restantes residentes, enquanto os funcionários que tiveram resultado positivo estão a cumprir quarentena no respetivo domicílio.

A associação que gere o lar está a aguardar "orientações da Saúde Pública", observou, garantindo que a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Arraiolos, instalada no pavilhão multiusos, está preparada para receber pessoas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado, no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

SM // RRL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.