Ucrânia: Angela Merkel pede ajuda a Putin para libertar inspectores sequestrados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 01 mai (Lusa) - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje ajuda ao Presidente russo, Vladimir Putin, para libertar os inspetores europeus, incluindo alemães, sequestrados por grupos pró-russos na Ucrânia, revelou o serviço de imprensa do Kremlin.

Os dois líderes falaram por telefone sobre "os desenvolvimentos da crise política na Ucrânia. Merkel pediu a Putin para que ajude à libertação dos inspetores militares de vários países europeus sequestrados, entre eles alemães", assinalou o serviço de imprensa.

Na mesma conversa, Putin insistiu com Merkel na necessidade de se retirarem das regiões do sudeste da Ucrânia todas as unidades militares e se iniciar um diálogo nacional no país em que participem todas as regiões e forças políticas da Ucrânia.

"Ambas as partes sublinharam a importância de que se aproveite ao máximo o potencial de mediação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)" para resolver a crise na Ucrânia, sublinhou o Kremlin.

Putin e Merkel, que já falaram seis vezes ao telefone sobre a crise ucraniana nos últimos dois meses, acordaram voltar a falar proximamente.

As milícias pró-russas da cidade de Slaviansk (sudeste da Ucrânia) anunciaram hoje que libertaram dois dos três oficiais do Serviço de Segurança da Ucrânia que tinham sequestrado.

Antes do anúncio, o autoproclamado alcaide de Slaviansk, Viacheslav Ponomariov, disse à agência russa Interfax que tinham começado negociações com as autoridades de Kiev para a libertação dos seis inspetores militares da OSCE e um intérprete retidos desde 25 de abril.

"Esses representantes da OSCE continuam em Slaviansk. Criámos condições de comodidade para eles. Tratamo-los como amigos. Com certeza querem ir para casa e estamos em negociações com as autoridades de Kiev. Esperamos que possa haver uma troca entre eles e os nossos ativistas detidos", disse o alcaide.

Os inspetores sequestrados são três alemães, um polaco, um dinamarquês e um checo, além do intérprete alemão, e foram acusados pelos pró-russos de espiar para a NATO.

Os ativistas pró-russos libertaram no domingo o inspetor sueco Thomas Johansson por motivos de saúde e por o seu país não ser membro da NATO.

CFF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.