Santa Maria da Feira com 22 infetados na Casa Ozanam e nove na Misericórdia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira está com 31 novos casos de covid-19 em lares de idosos, revelou hoje a autarquia, indicando que 22 desses foram detetados na estrutura residencial da Casa Ozanam e nove na da Santa Casa da Misericórdia.

Esses diagnósticos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 referem-se tanto a utentes seniores como a funcionários das referidas estruturas sociais do distrito de Aveiro, sendo que todos os infetados estão ainda assintomáticos e a ser acompanhados medicamente nas próprias instituições onde residem.

"Nesta fase todos estão bem, sem sintomas e a ser devidamente seguidos, para se avaliar com cuidado como evolui a sua condição clínica", disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Feira, Emídio Sousa.

No lar da Casa Ozanam, que é propriedade da organização católica Sociedade de São Vicente de Paulo, entre os 22 casos positivos há 19 utentes e três funcionários da casa. Já no que se refere aos nove infetados do lar da Misericórdia, sete são residentes da instituição e dois são elementos da equipa técnica.

Emídio Sousa afirma que "todos os doentes estão a ser muito bem acompanhados", até porque ambas as instituições "têm planos de contingência rigorosos com circuitos separados bem definidos para casos positivos e negativos", mas admite que a situação epidemiológica geral do município é "preocupante".

"Estivemos sempre preocupados, mas a disseminação agora é muito maior e é preciso que as pessoas se mentalizem que não podem facilitar", alertou o autarca social-democrata.

Com cerca de 140.000 habitantes num território de 213,4 quilómetros quadrados, Santa Maria da Feira é um dos municípios que o Governo inclui na lista dos que apresentam elevado risco de contágio de covid-19, a doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo o vereador local com o pelouro da Proteção Civil, Vítor Marques, o último balanço epidemiológico da autarquia indicava esta sexta-feira "cerca de 250 casos ativos" de infeção pelo SARS-CoV-2, o que contribuía para um acumulado global de "38 óbitos e 1.418 infetados desde março", quando a doença foi inicialmente detetada em solo português.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi identificado na China em dezembro de 2019 e já matou entretanto quase um 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, infetando mais de 52,7 milhões.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados de infeção se registaram a 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava sexta-feira 3.250 óbitos entre 204.664 infeções confirmadas.

+ notícias: Norte

Homem constituído arguido por violação de regras urbanísticas em Vila Verde

Um homem foi constituído arguido por construir ilegalmente num terreno “especialmente protegido”, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, indicou esta quinta a GNR, que apreendeu munições, aguardente, 225 quilogramas de queijo e 221 quilogramas de enchidos.

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.