Covid-19: Um terço dos mortos com a doença vivia em lares

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 nov 2020 (Lusa) - Um terço das pessoas que morreram com covid-19 em Portugal estavam em lares de idosos, afirmou hoje a ministra da Saúde, indicando que das 3.250 que morreram desde o início da pandemia, 1.090 estavam em lares.

Na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia da covid-19, Marta Temido indicou que houve "1.090 óbitos em pessoas cujo domicílio era numa estrutura residencial para idosos", o que equivale a 33 por cento do total de mortes.

Questionada sobre o excesso de mortalidade não-covid do último mês divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, a resposta de Marta Temido foi que a doença "obrigou os sistemas de saúde a concentrarem-se na resposta à pandemia" e que isso tem "efeitos naquilo que é a resposta a outras patologias.

A conclusão da ministra é que, com menos de metade do excesso de mortalidade do último mês face à média dos últimos cinco anos a ser atribuível à covid-19, "o Serviço Nacional de Saúde só poderá concentrar-se no que é a resposta às outras patologias a tempo inteiro quando se resolver o problema da resposta à pandemia".

De acordo com dados preliminares revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, "46,5% do acréscimo de óbitos entre 05 de outubro e 01 de novembro relativamente à média dos últimos cinco anos deveu-se a óbitos por covid-19": das 1.132 mortes acima da média que se verificaram nesse período, 526 foram atribuídas a covid-19.

A doença provocada pelo novo coronavírus provocou menos de um terço (29,3%) das 8.686 mortes a mais face à média dos últimos cinco anos registadas entre 02 de março e 01 de novembro.

"O estudo efetivo destes números carece de tempo. Não dispomos ainda de resultados preliminares, mas no início do ano que vem haverá, esperamos, informações sobre este tema", acrescentou a ministra.

APN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).