Covid-19: Centro de Saúde de Borba reabre após fecho provocado por profissional infetado

| País
Porto Canal com Lusa

Borba, Évora, 02 nov 2020 (Lusa) - O Centro de Saúde de Borba, no distrito de Évora, reabriu hoje, após ter fechado devido ao teste positivo ao novo coronavírus de um profissional, divulgou o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Quinta da Prata e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Borba voltaram a garantir "a resposta em cuidados de saúde primários a cerca de 8.100 utentes", indicou o ACES do Alentejo Central, em comunicado enviado à agência Lusa.

Esta unidade de saúde foi encerrada no dia 19 de outubro, após a deteção de um caso positivo, de um assistente técnico, ao novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença da covid-19, tendo todos os profissionais ficado em isolamento profilático.

Segundo o ACES do Alentejo Central, os profissionais do Centro de Saúde de Borba fizeram, na quinta-feira, um teste negativo para o novo coronavírus e as instalações foram "devidamente desinfetadas", pelo que estão "reunidas todas as condições para a sua reabertura".

A USF Quinta da Prata conta com cinco médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar, quatro médicos internos, cinco enfermeiros, cinco assistentes técnicos e cinco assistentes operacionais.

Já a UCC de Borba conta com cinco enfermeiros, dando também resposta à Equipa de Cuidados Continuados Integrados.

Portugal contabiliza pelo menos 2.544 mortos associados à covid-19 em 144.341 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

SYM // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.