PE adota posição sobre Política Agrícola Comum e abre negociações com Conselho

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 23 out 2020 (Lusa) -- O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a nova Política Agrícola Comum (PAC) 2021-2027, podendo agora ser iniciadas as negociações com o Conselho da União Europeia (UE) para se chegar a um entendimento definitivo.

Com esta votação, poderão ter início as negociações em trílogo -- PE, Conselho e Comissão Europeia -- sendo que, até 2022, está prevista a adoção de medidas transitórias até que a nova PAC entre totalmente em vigor.

O pacote legislativo hoje votado prevê mais apoio para aqueles que aplicam práticas amigas do clima e do ambiente, um limite de 100 mil euros para os pagamentos diretos anuais e mais apoios às pequenas e médias empresas agrícolas.

O PE defende também que haja sanções mais elevadas a infrações repetidas das regras, por exemplo, sobre ambiente ou bem-estar animal.

Os eurodeputados aprovaram a proposta de adaptar melhor a PAC às necessidades de cada Estado-membro, através da elaboração de planos estratégicos nacionais, mas insistem em manter condições equitativas em toda a UE.

A Comissão Europeia analisará e aprovará os planos estratégicos, que deverão especificar como pretendem aplicá-los concretamente, verificando o cumprimento das regras.

A adoção da PAC pelo PE encerra uma primeira fase, iniciada em julho de 2018, com a apresentação, pela então 'Comissão Juncker' da proposta para a próxima PAC, sendo que aquela atualmente em vigor caduca em 31 de dezembro.

IG // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.