Seguro desvaloriza proposta de Portas para baixar IRS e pede propostas concretas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) -- O secretário-geral do PS desvalorizou hoje a proposta do líder do CDS de baixar o IRS até final da atual legislatura, afirmando que "de boas intenções está o inferno cheio", e defendeu dever antes dar-se prioridade a propostas concretas.

"Costuma dizer-se que 'de [boas] intenções está o inferno cheio', o que é preciso são soluções e respostas concretas. É isso que o Governo tem que fazer", afirmou hoje António José Seguro, em Lisboa, no final de um encontro com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS-PP, defendeu na terça-feira que seja feito um "desagravamento fiscal em sede de IRS" na atual legislatura governamental, ideia que consta da moção Portas ao XXV Congresso do CDS-PP, a realizar dias 06 e 07 de julho, na Póvoa do Varzim.

Sublinhando que "o que neste momento se exige são respostas e não palavras", António José Seguro recordou que o seu partido apresentou esta semana propostas concretas para o Orçamento Retificativo.

Entre as propostas contam-se a possibilidade de poder "pagar a tempo e horas o subsídio de férias aos funcionários públicos", de "o IVA da restauração passar de 23 para 13%" e de "os desempregados que não tenham rendimentos poderem ver prolongado por seis meses o subsídio social".

São "três exemplos concretos de propostas que ajudam a minorar as dificuldades dos portugueses" mas que "a maioria [PSD e CDS-PP] chumbou", criticou António José Seguro.

JRS // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".