Nicolás Maduro regressa à Venezuela após visita a Itália, Portugal e França

| Política
Porto Canal / Agências

Caracas, 20 jun (Lusa) -- O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, regressou hoje à Venezuela após um périplo de quatro dias por Itália, Portugal e França, para cumprir uma agenda política e comercial.

Maduro chegou às 22:55 (04:30 de quinta-feira em Lisboa), ao aeroporto de Maiquetía, que serve Caracas, onde foi recebido pelo vice-presidente, Jorge Arreaza, informou a VTV. O canal público de televisão mostrou imagens do momento da chegada de Maduro, que não prestou declarações.

Durante a visita a França encontrou-se com o Presidente François Hollande, com quem anunciou a vontade de ambos os países de estabelecer uma "aliança estratégica" antes do fim do ano.

Maduro aproveitou a ocasião para solicitar "ajuda" a França para enfrentar "o grande desafio do desenvolvimento industrial e tecnológico" na Venezuela.

Nos dias anteriores, o Presidente venezuelano visitou Portugal, onde deu um novo impulso às relações bilaterais para as colocar num nível "mais alto", firmando acordos no valor de 5.000 milhões de euros.

Em Itália, Maduro reuniu com o papa Francisco e encontrou-se com membros do Partido Comunista italiano. Também recebeu um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por a Venezuela ter conseguido atingir os objetivos do "Desafio Fome Zero" com dois anos de antecedência.

FV // FV

Lusa/ fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".