Covid-19: Desemprego no Reino Unido aumenta 4,1%

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 15 set 2020 (Lusa) - A taxa de desemprego no Reino Unido aumentou 4,1% depois de um crescimento de 3,9% registado no final de julho, na sequência dos efeitos negativos da pandemia de covid-19 na economia.

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatística britânico, o número de pessoas que pediram subsídio de desemprego atingiu os 2,7 milhões no Reino Unido, um aumento de 120% em relação aos valores do passado mês de março.

O número de novos desempregados aumentou, apesar das ajudas governamentais para o setor do trabalho. 

"Alguns efeitos da pandemia começaram a dissipar-se em julho com a reabertura de alguns setores da economia", mas "o desemprego aumentou em agosto o que significa que o coronavírus tem ainda um forte impacto na economia e no mundo do trabalho", disse hoje o diretor do Gabinete Nacional de Estatísticas britânico, Darren Morgan.

Setores particularmente afetados, como aviação ou distribuição, estão a demitir pessoas em grande escala enquanto o setor da distribuição através internet como a Amazon ou das redes de supermercados estão a acelerar vendas tendo anunciado "milhares de contratações".

Na terça-feira, a empresa Pizza Hut anunciou cinco mil novas contratações, além das seis mil contratações desde o início da pandemia.

A entrega de refeições foi um dos poucos setores a beneficiar durante o confinamento.

Mesmo assim, economistas e empresários britânicos receiam uma vaga de demissões no final de outubro, quando terminar o programa de trabalho de curto prazo estabelecido pelo governo para ajudar as empresas.

Desde a implementação do confinamento decretado no final de março para evitar a propagação da pandemia, o governo britânico tem apoiado até 80% dos salários (até 2.500 libras mensais).

Em agosto, as empresas pagaram impostos sobre os salários.

As ajudas estatais foram reduzidas desde o início de setembro e vão ser totalmente retiradas no final de outubro.

No Reino Unido está a registar-se um ???????aumento do número de novos casos de coronavírus e vão ser aplicadas novas medidas contra a propagação do novo coronavírus SARS CoV-2. 

 

PSP // VM

Lusa/Fim

 

 

.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.