Covid-19: Medidas de prevenção ilustradas por autores de BD nas ruas da Amadora

| País
Porto Canal com Lusa

Amadora, Lisboa, 15 set (Lusa) -- Autores portugueses de Banda Desenhada (BD), entre os quais André Carrilho e Nuno Saraiva, foram desafiados a ilustrar medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus e o resultado pode ser visto em 'outdoors' na Amadora.

A Câmara Municipal da Amadora desafiou André Carrilho, Nuno Saraiva, Luís Louro, José Ruy, Joana Afonso e Marta Teives "a criar uma ilustração original para vários 'outdoors' espalhados pelo concelho", passando para BD as medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus", que provoca a covid-19, explica a autarquia num comunicado hoje divulgado.

A cada autor foi atribuída uma recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS): "André Carrilho aborda o uso obrigatório da máscara comunitária; Nuno Saraiva trabalha o distanciamento social; Joana Afonso recomenda evitar tocar nos olhos, na boca e no nariz; Luís Louro recorda a necessidade de serem evitados aglomerados de pessoas e deixa um repto 'Não seja um Covidiota'; Marta Teives reforça a lavagem das mãos como prática indispensável; José Ruy recorre aos emblemáticos personagens de António Cardoso Lopes Júnior, Zé Pacóvio e Grilinho, para exemplificar a etiqueta respiratória".

Esta iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, dinamizada pelo festival AmadoraBD, "pretende reforçar a saúde pública, a constante sensibilização da comunidade local e a presença da banda desenhada nos espaços públicos do Município da Amadora".

Em julho, a autarquia tinha anunciado que o AmadoraBD - Festival de Banda Desenhada da Amadora, que se realiza naquele concelho desde 1989, não iria realizar-se este ano "nos moldes habituais", devido à pandemia da covid-10.

No comunicado hoje divulgado, a autarquia refere que o projeto dos 'outdoors' se insere "na programação do Festival Amadora BD para 2020, que inclui um conjunto de sessões para transmissão nos canais digitais, nomeadamente conversas com autores de banda desenhada e sessões de lançamento de livros".

"Paralelamente, prevêem-se duas exposições para a Bedeteca da cidade, com inauguração no dia 22 de outubro, e o lançamento de um filme documental sobre os 30 anos do Festival", lê-se no comunicado.

A mais recente edição do AmadoraBD, a 30.ª, realizou-se entre 24 de outubro e 03 de novembro do ano passado.

A 30.ª edição do AmadoraBD foi um momento de transição, com mudanças na direção e no modelo de programação.

O festival foi mais curto, não teve um tema central e as exposições concentraram-se todas no Fórum Luís de Camões. Houve menos prémios sobre o ano editorial e uma separação de júris para banda desenhada e ilustração.

Em janeiro do ano passado, o então diretor do festival, Nelson Dona, demitiu-se do cargo que ocupava há 20 anos, justificando que o AmadoraBD precisava de renovação.

Ligado ao festival desde a primeira edição, e diretor desde 1999, Nelson Dona explicou que saiu da direção também por razões pessoais e por "não estar disponível para trabalhar nas mesmas condições".

JRS (SS) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.