Ucrânia: Kiev exige que Moscovo deixe de apoiar "actividades terroristas"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 17 abr (Lusa) -- A Rússia deve deixar de apoiar as "atividades terroristas" na Ucrânia, declarou o chefe da diplomacia de Kiev, Andrii Dechtchitsa, à chegada a Genebra, onde vai decorrer uma reunião com representantes de Moscovo, Estados Unidos e União Europeia.

"Queremos que a Rússia não apoie as atividades terroristas no leste da Ucrânia", declarou o ministro na quarta-feira à noite, acrescentando que a Ucrânia exige a Moscovo que retire as suas tropas da fronteira leste ucraniana.

Dechtchitsa instou ainda a Rússia a "confirmar que a Crimeia é parte integrante da Ucrânia e retire as suas tropas".

Um referendo, não reconhecido pela comunidade internacional, aprovou que a Crimeia se torne território russo.

Na reunião quadripartida participam, além de Dechtchitsa, a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry ,e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, para tentar obter uma solução para a escalada de tensão na Ucrânia.

A Rússia já garantiu que vai participar quinta-feira na reunião desde que não ocorra, nas próximas horas, algum acontecimento "dramático".

O Kremlin já propôs a Kiev que aprove uma nova Constituição para tornar a Ucrânia numa federação, torne o russo como língua oficial e reconheça a Crimeia como parte da Rússia.

PL // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Putin determina cessar-fogo das forças russas na Ucrânia durante a Páscoa

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou às suas tropas que observem um cessar-fogo na Ucrânia na Páscoa, a partir das 15h00 (hora de Lisboa) deste sábado até domingo à noite, e instou Kiev a fazer o mesmo.

Milhares manifestam-se em Londres pelos direitos das pessoas transgénero após decisão de tribunal

Vários milhares de manifestantes juntaram-se este sábado em Londres em defesa dos direitos das pessoas transgénero, depois da decisão do Supremo Tribunal britânico de restringir a definição legal de mulher ao sexo biológico.

Portugal Restaurant Week volta a promover comida e vinhos portugueses na Califórnia

A Portugal Restaurant Week regressa na segunda-feira à Califórnia para promover a gastronomia e vinhos portugueses, com nove restaurantes a participar na iniciativa da AICEP e do Consulado Geral de Portugal em São Francisco.