Ucrânia: NATO reforça defesa "por terra, mar e ar" na Europa de Leste

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 16 abr (Lusa) -- O NATO anunciou hoje um reforço "imediato" da defesa da Aliança com o envio de recursos "por terra, mar e ar" para os Estados-membros do leste da Europa, em face do agravamento da crise russo-ucraniana.

"Hoje chegámos a acordo sobre um pacote de medidas militares. Vamos ter mais aviões no ar, mais navios na água e mais prontidão em terra", disse à imprensa o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, no final de uma reunião dos embaixadores dos 28 Estados membros.

Rasmussen recusou indicar que novas forças vão ser destacadas e para onde, mas afirmou que haverá mais saídas aéreas sobre o Mar Báltico e mais navios neste mar e no leste do Mediterrâneo.

A decisão vai ser aplicada "imediatamente" e haverá outras decisões nas próximas semanas, disse, sublinhando contudo que a Aliança Atlântica continua a defender uma solução política para a crise.

Desde o agravamento da tensão entre a Ucrânia e a Rússia, em finais de fevereiro, a NATO tomou algumas medidas, entre as quais o reforço das patrulhas aéreas nos países bálticos e na Polónia.

Rasmussen assegurou que a NATO estará ao lado de qualquer aliado em face de qualquer ameaça e que as medidas anunciadas respeitam totalmente os compromissos internacionais da Aliança e inscrevem-se na sua política de dissuasão.

O secretário-geral repetiu por outro lado o apelo à Rússia para "fazer parte de uma solução" na Ucrânia, não desestabilizar o leste do país, retirar as tropas junto à fronteira e tornar claro que "não apoia" forças extremistas.

O reforço de medidas de "defesa coletiva" foi pedido pelos 28 países membros da NATO depois da anexação pela Rússia da península ucraniana da Crimeia e da desestabilização do leste do país por forças pró-russas.

MDR // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.