Parvalorem equaciona vários cenários para obras não vendidas no leilão em Junho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 abr (Lusa) - A Parvalorem equaciona vários cenários para a coleção Miró, no caso de não serem vendidas todas as 85 peças no leilão previsto para junho, inclusive a repetição da ida à praça ou a venda direta a eventuais interessados.

Contactado hoje pela agência Lusa, o presidente da Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, ressalvou que "este cenário e outros alternativos naturalmente serão equacionados a seu tempo".

A Parvalorem é a sociedade anónima de capitais públicos, criada em 2010 pelo Estado, para gerir os ativos e recuperar créditos do ex-Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado em 2008, nomeadamente através da venda da coleção Miró que a entidade bancária detinha.

A empresa celebrou um contrato com a leiloeira internacional Christie's para a venda das obras em junho, num modelo que tem sido defendido pela Parvalorem e pelo Governo como o mais "transparente", com garantia de "igualdade de oportunidades" para os compradores.

A coleção, com um valor base de licitação de 35 milhões de euros, regressou ao país no final de fevereiro e, segundo a Parvalorem, encontra-se nos cofres-fortes da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

Sobre a possibilidade de remanescerem obras do leilão previsto para junho, em Londres, o presidente da Parvalorem equaciona vários cenários: "Poderá haver um novo leilão uns meses mais tarde ou poderá, de acordo com as partes, ser equacionada qualquer outra solução. A leiloeira poderá encetar, como é comum internacionalmente, uma venda direta para potenciar a maior receita possível".

"O procedimento deste assunto é exatamente igual ao de todos os leilões internacionais. O que se pratica no mercado internacional de leilões não cuida de saber o que pensam em Portugal algumas pessoas com interesses particulares e partidários", comentou o presidente da empresa.

No caso de não serem vendidos todos os quadros em leilão, "as partes acordarão, em relação às obras remanescentes, o que fazer". "Este cenário e outros alternativos naturalmente serão equacionados a seu tempo", acrescentou o presidente da Parvalorem à Lusa.

Considerou ainda que "não é oportuno nem prioritário definir essa possibilidade nesta altura".

Quanto aos termos do contrato com a Christie´s, Francisco Nogueira Leite disse que existe "um dever contratual de confidencialidade que não pode ser violado, por uma questão de princípio e por dever contratual".

O Diário Económico noticia hoje que o caderno de encargos refere "que o prestador poderá, no prazo e condições que venham a ser acordadas, proceder à venda, fora de leilão, por preço não inferior ao preço mínimo de venda acordado, acrescido de todas as taxas ou comissões aplicáveis".

A coleção, que ainda não foi exposta em Portugal, esteve em exibição em Londres antes do leilão marcado para o início de fevereiro, que foi cancelado pela Christie´s, por ter considerado que a venda não seria legalmente segura, depois de o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa ter apontado ilegalidades na saída das peças de Portugal.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.