Covid-19: Cabo Verde anuncia mais 16 casos na Praia e ultrapassa os 400

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 29 mai 2020 (Lusa) -- Cabo Verde registou mais 16 casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na cidade da Praia, após quatro dias sem resultados devido a um problema no laboratório, elevando o total para 406 casos da doença, anunciaram as autoridades.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e Segurança Social informou que foram analisadas 231 amostras, referentes a três dias, e que 16 deram resultado positivo, todos na cidade da Praia, o foco da epidemia no país.

Com estes 16 novos casos, Cabo Verde passa a registar 406 acumulados de covid-19, desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (347), Boa Vista (56) e São Vicente (03).

Desde terça-feira que não eram feitos testes às amostras recolhidas pelas autoridades de saúde, devido a um problema com reagentes no Laboratório de Virologia do país.

Do total, registaram-se quatro óbitos, dois doentes transferidos para os seus países e 155 doentes recuperados, fazendo com que o país tenha neste momento 245 casos ativos.

O Ministério da Saúde avançou que "os doentes com infeção ativa continuam em isolamento e com evolução favorável, com exceção de um doente está em estado grave".

Na mesma nota, o Governo cabo-verdiano reforçou o apelo para as pessoas ficarem em casa e tomarem os devidos cuidados, no dia em que a ilha de Santiago vai deixar de estar em estado de emergência e foi anunciado um plano de desconfinamento para todo o país.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné-Bissau lidera em número de infeções (1.256 casos e oito mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (1.043 casos e 12 mortos), Cabo Verde (406 casos e quatro mortes), São Tomé e Príncipe (458 casos e 12 mortos), Moçambique (234 casos e dois mortos) e Angola (77 infetados e quatro mortos).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

RIPE // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.