Registada réplica de magnitude 6,2 no norte do Chile
Porto Canal
Uma réplica de magnitude 6,2 na escala de Richter sacudiu, esta noite, a zona do norte do Chile afetada pelo terramoto de 6,2 ocorrido na terça-feira, sem que tenha sido emitido alerta de tsunami, informaram as autoridades.
De acordo com o Serviço Sismológico da Universidade do Chile, o movimento telúrico foi registado às 22:37 locais (02:37 em Lisboa), tendo o epicentro sido localizado a 63 quilómetros a sudoeste de Iquique, a 31,8 quilómetros de profundidade.
O Gabinete Nacional de Emergência (Onemi) indicou não terem sido reportadas vítimas, danos ou problemas nos serviços básicos na sequência da réplica.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) informou, por seu turno, que o sismo não reúne condições para gerar um tsunami nas costas chilenas.
Depois do terramoto de 8,2 de terça-feira, foram registados mais de 264 abalos no norte do Chile, dos quais cerca de 30 sentidos pela população.
Nas regiões de Arica, Parinacota e Tarapacá ainda há milhares de pessoas sem eletricidade ou água potável nas suas casas.
Na noite de quarta-feira, uma réplica de 7,6 na escala de Richter, ocorrida a 20 quilómetros a sul da cidade de Iquique, obrigou à evacuação da zona costeira.
O terramoto de terça-feira fez seis mortos e forçou a retirada de aproximadamente um milhão de pessoas.