Peru levanta alerta de tsunami em todo o litoral após forte réplica no Chile

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lima, 03 abr (Lusa) -- A Marinha de Guerra do Peru levantou hoje um alerta de tsunami, declarado após uma forte réplica ocorrida no norte do Chile, 24 horas depois do sismo de 8,2 na escala de Richter, sentida com intensidade no sul do país.

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha informou, através do Twitter, que o alerta de tsunami foi levantado "em todo o litoral peruano".

A instituição tinha informado, no seu portal na Internet, que o recente abalo no Chile, sentido com intensidade nas regiões peruanas de Tacna, Arequipa e Moquegua, era passível de gerar um tsunami de pequena dimensão no litoral sul do país.

O diretor de Informações da Marinha de Guerra peruana, Colvert Ruiz, disse à emissora RPP Noticias, que foram registadas ondas de até 45 centímetros de altura, enfatizando, porém, que importante na hora de se medir o impacto de um tsunami "é a energia que se liberta e a distância que percorre".

O abalo de hoje figura como a réplica mais forte do terramoto de 8,2 que afetou, na terça-feira o norte do Chile, causando seis mortos.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.