Covid-19: Conselho de Estado timorense apoia extensão do estado de emergência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 22 abr 2020 (Lusa) - O Conselho de Estado timorense apoiou hoje a extensão durante 30 dias da declaração do estado de emergência em Timor-Leste, pedida pelo Governo, em resposta à pandemia da covid-19.

Também os membros do Conselho Superior de Defesa e Segurança (CSDS) deram opinião favorável à extensão da declaração que está em vigor até domingo.

"Os dois conselhos, por unanimidade, recomendaram ao Presidente escrever ao Parlamento Nacional a pedir a extensão do estado de emergência", disse o chefe da Casa Civil da Presidência, Francisco Vasconcelos, aos jornalistas.

"Governo precisa de ter medidas para responder à ameaça da covid-19. O objetivo é proteger o povo da doença", sublinhou, no final das reuniões.

O Conselho de Estado, presidido pelo chefe de Estado timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, contou com a presença, entre outros, dos antigos Presidentes José Ramos-Horta e Taur Matan Ruak, este último também na qualidade de atual primeiro-ministro.

Já o também ex-Presidente Xanana Gusmão não participou no encontro.

O Governo aprovou na segunda-feira em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o pedido ao Presidente timorense para uma extensão de 30 dias do estado de emergência.

"A necessidade de extensão do estado de emergência deve-se à evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio da covid-19 em território nacional e à escala global, que exigem a manutenção da aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente para travar a pandemia", justificou o Governo na defesa da extensão.

Depois de ouvir o CE e o CSDS, Francisco Guterres Lu-Olo vai deliberar se apoia a extensão e, em caso afirmativo, enviar um pedido nesse sentido ao Parlamento Nacional, cuja autorização é necessária.

O debate do pedido de Lu-Olo poderá ocorrer na quinta-feira ou na sexta-feira e, caso seja aprovada, a autorização será novamente remetida pelo parlamento ao chefe de Estado que decretará a extensão.

Depois disso, o Governo pode confirmar ou alterar as medidas atualmente em vigor.

Timor-Leste tem 23 casos confirmados de covid-19, incluindo um recuperado.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 178 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

 

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.