AHRESP pede baixa urgente do IVA para 13% e faz apelo aos deputados

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 jun (Lusa) - A associação da hotelaria e restauração AHRESP está a sensibilizar os partidos e grupos parlamentares para a urgência de uma baixa da taxa de IVA para 13% já no Orçamento Retificativo que vai ser aprovado na quarta-feira.

"Estamos num ponto sem retorno! O que propomos é que o atual IVA bárbaro baixe para os 13% já e garantimos manter 30 mil postos de trabalho, caso contrário mais empresas vão fechar e mais trabalhadores vão para o fundo de desemprego", disse à Lusa José Manuel Esteves, secretário-geral da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

A restauração não aguenta até 2014, adverte, acrescentando que mais restaurantes emblemáticos estão em risco de fechar e que uma "redução imediata" do IVA no setor para 13% permite salvar 30 mil postos de trabalho até ao fim do ano e um saldo positivo nas contas públicas de 66 milhões de euros este ano.

"Manter o IVA da restauração nos 23% vai custar ao Estado 274 milhões de euros só este ano [perda do IVA expetável e novos subsídios de desemprego]", salienta, acrescentando que desde o final da semana passada a associação está a promover audições com os grupos parlamentares e os partidos para "tentar consciencializar" os deputados para a urgência de uma solução.

O secretário-geral da AHESP destaca que a "evidência" de o aumento do IVA na restauração para 23% ter provocado uma onda de destruição do tecido empresarial do setor e o saldo dessa medida nas contas públicas ser "francamente negativo", com o Estado a "perder centenas de milhões de euros que se juntam ao aumento explosivo do número de falências e do desemprego".

VP // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.