Politécnico de Castelo Branco não reconhece Federação Académica

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 27 mar (Lusa) - O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia, disse hoje não reconhecer a recém-eleita direção da Federação Académica (FACAB) do IPCB, devido a irregularidades no processo eleitoral.

"Os corpos sociais não conseguiram eleger o conselho fiscal da FACAB, só a direção. Assim que todos os órgãos estiverem regularmente constituídos serão reconhecidos. Até lá, não os posso reconhecer porque a lei não o permite", disse à agência Lusa Carlos Maia.

O presidente do IPCB já tinha feito um comunicado sobre a sua tomada de posição face aos dois atos eleitorais para os órgãos sociais da FACAB que decorreu no mês de fevereiro, no qual diz que estes "não respeitaram os procedimentos legais e regulamentares em vigor".

No documento, Carlos Maia refere que os interlocutores da FACAB "foram informados das irregularidades associadas aos respetivos atos eleitorais" e acrescenta que "enquanto não se verificar a eleição dos órgãos sociais de acordo com as normas legais em vigor, a FACAB não será reconhecida como a estrutura representativa dos estudantes".

A direção da FACAB chegou a tomar posse, no final do mês de fevereiro, numa cerimónia interna.

O presidente do IPCB faz ainda questão de sublinhar que está "totalmente disponível para ajudar a reforçar o associativismo no IPCB, porque a própria instituição sai fortalecida se tiver um associativismo forte".

"Neste momento, o associativismo tem vindo a definhar. Gostaria que isso não acontecesse", concluiu Carlos Maia.

À Lusa, o presidente da associação de estudantes da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco explicou que no processo eleitoral de fevereiro "ninguém se candidatou ao conselho fiscal da FACAB".

João Nunes referiu ainda que os novos estatutos vão ser publicados em Diário da República e posteriormente será aberto um novo ato eleitoral, quer para a direção, quer para o conselho fiscal da FACAB.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".