Covid-19: Pessoas com doenças cardiovasculares sofrem mais com novo coronavírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Houston, Estados Unidos, 27 mar 2020 (Lusa) - As pessoas com doenças cardiovasculares crónicas são das mais afetadas pela covid-19, e o novo coronavírus pode também provocar problemas cardíacos a quem não os tinha antes de contrair a doença, segundo um estudo hoje divulgado nos Estados Unidos.

"A covid-19 pode ter consequências fatais para as pessoas que têm doenças crónicas cardiovasculares, e pode causar danos cardíacos mesmo aos pacientes sem antecedentes", lê-se no relatório feito pelo Centro de Ciência Médica de Houston, da Universidade do Texas.

Os efeitos nefastos de doenças virais, como a covid-19, já eram conhecidos ao nível das infeções respiratórias que podem dar origem a danos nos pulmões, e até mesmo levar à morte, nos casos mais graves.

Mas, os conhecimentos dos efeitos sobre o sistema cardiovascular deste tipo de vírus ainda eram escassos.

"É provável que, mesmo na ausência de anterior doença cardiovascular, o músculo do coração possa ser afetado pelo coronavírus", salientou Mohammad Madjid, o cientista que liderou o estudo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25.000.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268.

DN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.