Covid-19: Câmara de Vouzela disponibiliza equipamento de proteção a instituições

| País
Porto Canal com Lusa

Vouzela, Viseu, 25 mar 2020 (Lusa) -- A Câmara de Vouzela disponibilizou equipamento de proteção individual e outros materiais essenciais ao centro de saúde, GNR e outras instituições, para o combate à pandemia covid-19, anunciou hoje a autarquia.

"O município de Vouzela iniciou a distribuição de recursos, nomeadamente máscaras, luvas, batas descartáveis, fatos, cobre sapatos, desinfetante, óculos, oxímetros, viseiras, entre outros. Com esta medida, o município pretende suprimir algumas necessidades, para que as instituições possam continuar a assegurar estratégias e procedimentos que protejam e minimizem eventuais impactos nos profissionais, colaboradores e utentes", justifica a Câmara, num comunicado.

O documento explica ainda que a medida surge porque "as instituições que prestam cuidados e apoio às populações vulneráveis e de risco se encontram com problemas de rutura de stocks, nomeadamente ao nível dos materiais de proteção individual e outros equipamentos essenciais para o desenvolvimento das suas funções" no combate à pandemia covid-19.

Com a campanha "cuidar de quem cuida", o município equipou várias instituições no município, entre as quais o centro de saúde de Vouzela, ou a Guarda Nacional Republicana (GNR) local.

"Trata-se de um esforço financeiro considerável para a autarquia, mas, perante uma situação extrema como a que estamos a viver, torna-se imprescindível dar resposta às necessidades das instituições no processo de prevenção, contenção e combate à covid-19 na população do concelho de Vouzela", lê-se.

Na segunda-feira, a Câmara divulgou na página oficial do Facebook que havia "um caso confirmado de infeção por coronavírus de um elemento do corpo docente do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia (Escola Secundária de Vouzela), não residente no concelho de Vouzela", e anunciou o encerramento da escola.

Com esta publicação, a autarquia pretendia "fazer um alerta público a toda a comunidade educativa (professores, funcionários, alunos, encarregados de educação e famílias) para que sigam as recomendações na informação / comunicado e que estejam atentas a eventuais contactos para medidas especiais de vigilância ativa".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

 

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera.

 

IYN // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.