Covid-19: Centro de rastreio de Viseu abriu hoje

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 25 mar 2020 (Lusa) - O Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe, a partir de hoje, um centro de rastreio para despistagem do novo coronavírus, com capacidade máxima para 144 testes por dia e que complementará o serviço prestado pelo Hospital de São Teotónio.

"É preciso que as autoridades públicas de saúde aproveitem, agora, este reforço da capacidade instalada em Viseu, se possível já a partir de hoje", explicou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

Segundo o autarca, o centro ajudará "a desanuviar o hospital destes doentes que podem ser analisados em ambulatório".

Este espaço funciona por marcação prévia, de segunda a sábado, entre as 09:00 e as 18:00, para cidadãos suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O centro de rastreio foi instalado pelo município, em articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro e a Unilabs Portugal. Para a realização da colheita de amostras (através da introdução de zaragatoa no nariz), os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura.

De acordo com a autarquia, "o centro de rastreio pode efetuar 100 testes diários, embora tenha uma capacidade instalada para chegar até aos 144".

"Para o efeito, estão envolvidos mais de 10 profissionais, que depois enviam as amostras para análise no Laboratório de Biologia Molecular no Porto", acrescenta.

Almeida Henriques mostrou-se preocupado com o alegado atraso na entrega de reagentes ao Hospital de São Teotónio, o que impede a realização dos testes da covid-19 no laboratório desta unidade de saúde.

"Temos que ter um serviço mais próximo das populações e, por isso, espero que este atraso seja ultrapassado rapidamente", referiu.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de dia 19 e até às 23:59 de 02 de abril.

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.