Covid-19: Estados Unidos pedem à Arábia Saudita para acalmar mercados de energia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 25 mar 2020 (Lusa) -- O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu hoje à Arábia Saudita, o principal exportador mundial de petróleo, para "tranquilizar os mercados de energia", perante a iminente crise económica provocada pela pandemia de covid-19.

Durante uma conversa com o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman, na terça-feira, Pompeo disse que Riade, que este ano preside ao grupo dos 20 países mais ricos e emergentes (G20), tem uma "oportunidade real de se mostrar à altura dos desafios", neste momento de crise.

"Concordamos que todos os países devem trabalhar juntos para combater a pandemia e estabilizar os mercados financeiros e de energia", disse o secretário de Estado norte-americano, na sua conta da rede social Twitter, comentando a conversa com Mohamed bin Salman.

Os preços do petróleo caíram vertiginosamente nas últimas semanas, perante o cenário de crise pandémica e pela guerra comercial entre a Arábia Saudita e a Rússia.

A Arábia Saudita vai conduzir, quinta-feira, uma cimeira virtual dos líderes do G20, para abordar a crise global provocada pela pandemia covid-19.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, saudou a queda de preços dos combustíveis para os consumidores, mas não escondeu a preocupação com o futuro dos produtores norte-americanos de petróleo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

RJP // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.