Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Covid-19: "Elevado número de casos" leva Espinho a ativar plano de emergência

Covid-19: "Elevado número de casos" leva Espinho a ativar plano de emergência
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Espinho, no distrito de Aveiro, ativou hoje o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil para o concelho, onde existem cinco casos confirmados de infeção com o novo coronavírus (Covid-19).

No despacho, a que a Lusa teve acesso, Joaquim Pinto Moreira justifica a medida com o “elevado número de casos confirmados com a infeção Covid-19 nos municípios limítrofes de Espinho, nomeadamente em Santa Maria da Feira e Ovar”, sendo que este último, que faz fronteira a sul com Espinho, declarou hoje o “estado de calamidade pública”.

Ouvida a Comissão Municipal de Proteção Civil, que se pronunciou unanimemente favorável à ativação do plano de emergência, esta apelou ainda para o “reforço da capacidade e meios de resposta ao controlo e proteção da cadeia epidemiológica” e das “medidas de emergência social”.

Em declarações à Lusa, Joaquim Pinto Moreira diz tratar-se de um reforço das medidas de contenção já em vigor em Espinho.

Recordando que existem “dinâmicas sociais, territoriais e fluxos consideráveis de pessoas” entre os dois concelhos, o autarca apelou aos munícipes para, nesta fase, evitarem relações de proximidade com os habitantes de Ovar.

O Governo declarou hoje o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar. De acordo com o primeiro-ministro, Ovar foi a primeira situação que teve de passar "a um novo nível", uma vez que foi verificada "uma situação de transmissão comunitária", que obrigou a “escalar as medidas de restrição”.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 988 mortes (16.169 casos), a Espanha, com 491 mortes (11.178 casos) e a França com 148 mortes (6.633 casos).

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

+ notícias: Norte

Ardeu em Viana do Castelo em 5 meses o mesmo que em todo 2021

No distrito de Viana do Castelo já ardeu, desde janeiro, a mesma área que em todo o ano de 2021, tendo sido registados 376 incêndios que consumiram 2.179 hectares, alertou hoje o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil

Bebé sofre queimaduras graves com água a ferver em Vieira do Minho

Um bebé com cerca de dois anos sofreu hoje queimaduras graves ao ser atingido por água a ferver de uma chaleira, em Vieira do Minho, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Festivais - Soam as guitarras