Covid-19: Fim da quarentena para os 122 cidadãos alemães repatriados de Wuhan

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, Alemanha, 17 fev 2020 (Lusa) -- Os 122 cidadãos alemães colocados em quarentena no início de fevereiro, na Alemanha, após a sua evacuação da cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus, saíram hoje do isolamento, anunciaram as autoridades daquele país.

"Todas as pessoas em causa conseguiram sair da zona de quarentena para se juntar às famílias", disse hoje o secretário de Estado da Saúde da Alemanha, Thomas Gebhart, durante uma conferência de imprensa.

Segundo a agência France Press (AFP) nenhum dos cidadãos está infetado com o vírus covid-19, de acordo com as autoridades, que realizaram vários testes de deteção "todos [com resultados] negativos".

Os 122 cidadãos foram colocados em isolamento no início de fevereiro, depois de terem sido repatriadas para a Alemanha a partir da cidade de Wuhan, na China, onde teve início, em dezembro, o surto do novo coronavírus.

Foram mantidos isolados num quartel militar na cidade de Germersheim, na região da Renânia-Palatinado, no sudeste da Alemanha.

"Estas medidas não foram fáceis para as pessoas envolvidas, mas absolutamente essenciais", acrescentou Thomas Gebhart, citado pela AFP.

A Alemanha é o país europeu com mais pessoas infetadas com coronavírus, com 16 casos.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.669 mortos e infetou cerca de 65 mil pessoas a nível mundial.

A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final do ano.

Além de 1.665 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão e um em França.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Em Portugal, surgiram até agora sete situações suspeitas, mas nenhum caso se confirmou.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), há 44 casos confirmados na União Europeia e no Reino Unido.

DA // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.