Polícia Marítima do Douro averigua embarcação turística que fez descargas no rio

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Polícia Marítima do Douro está a "averiguar" descargas feitas "há pelo menos um mês" no rio Douro por uma embarcação turística, revelou hoje o Capitão Cruz Martins, adiantando que pode ser instaurado um processo de contraordenação.

Atualizado 29-12-2019 12:40

"Estivemos a analisar a publicação e chegámos à conclusão de que as imagens têm pelo menos um mês", afirmou o responsável em declarações à Lusa, a propósito de um vídeo publicado hoje na rede social Facebook que mostrava uma embarcação turística a fazer descargas no rio Douro.

Segundo Cruz Martins, a Polícia Marítima do Douro, que já sabe a que empresa pertence a embarcação, vai "tomar conta da ocorrência" e averiguar as imagens.

"A Polícia Marítima vai proceder a um processo de averiguações. Desse processo, muito provavelmente, atendendo às imagens, será instaurado um processo de contraordenação com base no edital da Capitania do Douro que proíbe as descargas para o rio", avançou o responsável, acrescentando que o valor da coima poderá ascender aos 30 mil euros.

À Lusa, Cruz Martins adiantou que este ano a Capitania do Douro instaurou "pelo menos oito" processos de contraordenação, alguns dos quais referentes a descargas ilegais no rio Douro e outros a embarcações "encostadas às margens na zona de Entre-os-Rios".

"Nesta questão de processos ambientais, relativamente ao rio Douro tenho duas preocupações fundamentais. A primeira é a segurança das pessoas e a segunda são as questões ambientais e nesta linha de ação, relativamente às questões ambientais, temos efetivamente levantado uma série de autos relativamente a descargas e aos navios que estão encostados às margens", referiu.

Cruz Martins salientou ainda a necessidade de a população "denunciar este tipo de ocorrências" à Polícia Marítima, de modo a precaver que "as situações sejam resolvidas de imediato".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.