Marcelo Rebelo de Sousa quer cuidado na reforma das CCDR para evitar suspeições

| Política
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 29 nov 2019 (Lusa) -- O Presidente da República recomendou hoje "cuidado" para "não deixar criar a suspeição" de que a reforma das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) seja uma "aceleração do processo regionalizador" sem o assumir no quadro constitucional.

"Quanto à personalização jurídica ou qualquer outra qualificação jurídica das CCDR, há que ter o cuidado de não deixar criar a suspeição de se tratar de proceder a uma aceleração do processo regionalizador sem o assumir no quadro das exigências constitucionais envolvente, nomeadamente, a realização do referendo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no seu discurso na abertura do XXIV congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre em Vila Real.

O chefe de Estado considerou que faz "todo o sentido em várias vertentes" a reforma das CCDR, "até à luz da experiência de mais de uma década e meia de vigência do regime atual".

Para o Presidente, a "reforma pode envolver o atribuir mais poderes em múltiplos casos às CCDR, ao mesmo tempo que mantendo a preocupação da ligação à Administração Central noutros".

Referiu ainda que a "definição de atribuições e de competências das CCDR deve anteceder o passo de mais íntima proximidade local, a saber a designação de titulares dos órgãos executivos por autarcas municipais, aliás, não apenas presidentes de câmara municipal, mas todos os titulares das câmaras municipais e das assembleias municipais".

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "esse passo, com tudo o que deve ser esclarecido, não seja uma forma de o Estado se desresponsabilizar e não venha a criar atritos pessoais ou funcionais numa instância que é muito importante, não apenas em termos de afetação fundos europeus como de perspetiva de desenvolvimento regional e coesão territorial".

"Sei que a sensibilidade de muitos de entre vós ser prematura e equívoca a eleição dos executivos, em especial dos presidente das áreas metropolitanas por voto popular e só posso concordar com essa prudente visão das realidades", frisou.

E continuou: "por muito imaginativas que tenham sido as tentativas teóricas de explicar que áreas metropolitanas e CCDR ou virtuais regiões administrativas não colidem nem em atribuições nem em legitimidades, o bom senso aconselha que se não alimentem sobreposições e confusões só contraproducentes para o que importa agora ao poder local".

Além do Presidente da República, também a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, esteve presente na abertura do congresso que junta centenas de autarcas até sábado, em Vila Real.

Sob o lema "Descentralizar, Regionalizar, Melhor Portugal", o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a "Organização do Estado", o "Modelo de Desenvolvimento do País" e ainda o "Financiamento Local".

PLI/ACG // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.