Marcelo afirma que "É importante que a municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas"

Marcelo afirma que "É importante que a municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República disse hoje que é importante que a "municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas", quando abordado por professores que o esperavam, em Vila Real.

Marcelo Rebelo de Sousa foi cumprimentar um grupo de professores liderado pelo secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira, e que o esperava à entrada para o congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Mário Nogueira chamou a atenção para aquilo que considera ser um "erro crasso" que está a ser cometido com o processo de "municipalização da educação".

Em resposta, o Presidente da República apenas disse que é "importante que a municipalização não enfraqueça a autonomia das escolas".

Os professores empunharam duas tarjas com as mensagens: "Não à municipalização da educação" e "Municipalização, NÃO!" e entregaram panfletos aos delegados e convidado do congresso nacional com uma mensagem contra aquilo que dizem ser o "processo de municipalização, sob a capa da descentralização".

"É um erro e é um erro crasso municipalizar a educação, municipalizar a escola pública, porque isso significa também abrir portas à privatização (...) E é também um erro porque abre portas a um acentuar de assimetrias muito grande", afirmou o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira.

O responsável referiu que os professores decidiram marcar presença no arranque do congresso para alertar os autarcas e governantes de que "este não é caminho".

"Na nossa opinião avançar para a municipalização é, de facto, uma machadada muito forte na escola pública e no seu futuro (...) Avançar para um processo que, claramente, e diz-nos a experiência, vai degradar ainda mais a qualidade da educação e as dificuldades das escolas, é um mau caminho e um mau serviço ao país", referiu Mário Nogueira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou depois na sessão de abertura do evento, assim como a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Participam também nos trabalhos do congresso autarcas de todo o país.

Sob o lema "Descentralizar, Regionalizar, Melhor Portugal", o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a "Organização do Estado", o "Modelo de Desenvolvimento do País" e ainda o "Financiamento Local".

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.