Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental

Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental
| Norte
Porto Canal com Lusa

Lousada venceu hoje, em Bruxelas, um prémio europeu de sustentabilidade apoiado pelo Comité das Regiões e pelo Banco Europeu de Investimento, num reconhecimento pela aposta do município na educação ambiental e na conservação da natureza.

Em causa está o Prémio Ação Transformativa 2019, coorganizado pela rede internacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI, sigla em inglês), pelo País Basco e pela cidade de Aalborg, na Dinamarca, mas financiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento.

Na edição deste ano, o vencedor foi o município português de Lousada, no distrito do Porto, por "utilizar a educação ambiental como forma de promover práticas ambientais, apoiar formas alternativas de criar áreas de conservação e oportunidades de emprego e [por] ligar os cidadãos locais à paisagem rural", aponta o ICLEI em comunicado enviado à agência Lusa.

Por detrás destas ações está a estratégia de sustentabilidade ambiental adotada pelo município em 2017.

Desde essa altura e até agora, o município já plantou cerca de 40 mil árvores com o apoio de mais de 4.500 voluntários, reimplantou mais de 20 hectares de terras danificadas, criou 20 lagoas e aumentou a reciclagem de resíduos em mais de 500 toneladas por ano.

Estas iniciativas valeram a Lousada a distinção europeia de "Ação transformadora do ano de 2019", bem como um prémio financeiro de 10 mil euros para continuar a promover este tipo de ações.

O Prémio Ação Transformativa reconhece, todos os anos, projetos que contribuem na União Europeia para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e do Acordo de Paris de ação contra as alterações climáticas, distinguindo ainda iniciativas que promovem a transformação das sociedades a nível sociocultural, socioeconómico e tecnológico.

O prémio foi atribuído numa cerimónia que decorreu no Comité das Regiões, em Bruxelas, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lousada, Manuel Nunes, responsável pelo pelouro do Ambiente e Natureza.

A competir com Lousada estavam, nesta edição, as cidades de Berlim (Alemanha) e de Lovaina (Bélgica).

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.