Multinacionais geram dezenas de milhares de resíduos de plástico que poluem o planeta

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 23 out 2019 (Lusa) - Dezenas de milhares de resíduos de plástico que poluem o planeta são gerados por multinacionais, incluindo a Coca-Cola, a Nestlé e a PepsiCo, revela um relatório hoje divulgado por uma coligação de organizações ecologistas.

O relatório, divulgado nas Filipinas pela Break Free from Plastics (Livre de Plásticos), que agrega 1.475 organizações ecologistas, incluindo a Greenpeace, resulta de uma atividade realizada há um mês por voluntários da coligação internacional, que recolheram cerca de meio milhão de detritos de plástico durante a "Jornada mundial de limpeza do planeta", promovida por 51 países.

No documento, a Break Free from Plastics acusa as multinacionais de se desresponsabilizarem da remoção do lixo causado pela sua atividade.

Pelo segundo ano consecutivo, a Coca-Cola, da qual foram recolhidos este ano 11.732 resíduos de plástico em 37 países, foi a empresa mais poluente.

O "top 10" das multinacionais que geraram mais resíduos de plástico inclui também a Nestlé (4.846 detritos), a PepsiCo (3.362), a Unilever (3.328), a Philip Morris (2.239) e a Procter & Gamble (1.160).

Segundo o relatório, as empresas "continuam a tirar proveito da abundante produção de plástico de uso único", com o plástico reciclado a representar apenas 9% do total de plástico produzido desde a década de 1950.

ER // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.