Primeiras projeções das legislativas polacas dão vitória a conservadores eurocéticos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Varsóvia, 13 out 2019 (Lusa) -- O partido conservador eurocético Lei e Justiça (PiS), no poder, deverá ser o vencedor das eleições legislativas hoje realizadas na Polónia e manter a maioria absoluta, segundo as primeiras projeções.

Com quase metade (43,6%) dos votos contabilizados, o PiS de Jaroslaw Kaczynski deverá conseguir 239 dos 460 assentos que compõem a câmara baixa do Parlamento polaco, segundo os dados do instituto Ipsos, citados pelas agências internacionais.

"Embora uma frente poderosa tenha sido erguida contra nós, conseguimos vencer", reagiu Kaczynski, em declarações na sede do partido, após a divulgação das projeções.

"Espero que o dia de amanhã (segunda-feira, com o anúncio dos resultados finais oficiais) confirme o nosso sucesso. Temos pela frente quatro anos de trabalho duro", prosseguiu.

A principal formação da oposição, Coligação Cívica (KO), uma aliança construída em torno do partido Plataforma Cívica (PO, centrista), deverá recolher 27,4% dos votos e eleger 130 deputados, de acordo com os mesmos dados.

A Esquerda Unida (Lewica), uma aliança de partidos sociais-democratas ausente do Parlamento há quatro anos, deverá garantir o regresso parlamentar (11,9% dos votos e 43 deputados), sendo seguida pela aliança de direita populista que junta o Kukiz'15 e o Partido Popular da Polónia (PSL, democrata-cristão), que terá alcançado 9,6% dos votos e 34 deputados.

E a "confederação" de partidos extremistas recém-constituída Konfederacja, que se define como "anti-UE, antiaborto, anti-imigração e anti-"ideologia LGBT", irá entrar no Parlamento com 6,4% dos votos e 11 deputados, segundo os mesmos dados.

SCA (MDR) // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.