PCP reúne Comité Central sobre o futuro terça- feira, "Verdes" encontram-se na quarta

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out 2019 (Lusa) - Os 144 membros do Comité Central do PCP, órgão dirigente alargado entre congressos, vão ser convocados para reunião na terça-feira para debater os resultados eleitorais de hoje e perspetivar o futuro rumo do partido.

Segundo disse fonte comunista à Agência Lusa, o encontro vai decorrer na sede nacional dos comunistas, na lisboeta rua Soeiro Pereira Gomes, a partir da manhã, sendo as 11:00 meramente indicativas, e está prevista uma conferência de imprensa do secretário-geral, Jerónimo de Sousa, para transmitir as principais conclusões do encontro, ao final da tarde, início da noite.

A mesma fonte adiantou que este terceiro Comité Central do ano vai "analisar os resultados das eleições legislativas e analisar a situação política nacional daí decorrente, assim como as tarefas do partido e também a situação política internacional".

Ao nível nacional, os dirigentes comunistas vão ter em cima da mesa diversos caminhos: a hipótese de renovar a denominada "geringonça" a três ou a quatro (se o PAN for incluído), com acordo por escrito com o PS ou sem qualquer documento, um entendimento parlamentar a solo com os socialistas, se tal for suficiente para uma maioria absoluta, ou mesmo inverter a tendência e voltar à oposição pura e dura, conforme a votação recolhida.

Outra fonte comunista disse à Lusa que, a existir "qualquer espécie de conversações ou negociações formais com o PS", tido como provável vencedor do sufrágio segundo todas as projeções de resultados, "com vista a chegar a uma solução política", as mesmas muito dificilmente se realizarão ainda esta semana, embora possam existir eventuais contactos exploratórios à distância, por telefone, por exemplo.

Já esta segunda-feira, os 21 elementos da cúpula do PCP, ou seja a comissão política do Comité Central, encontram-se para a sua reunião semanal, também na sede partidária, a fim de fazer uma primeira análise, mais a frio, da noite eleitoral de hoje e suas consequências, bem como um balanço da campanha da CDU.

O outra força política da coligação, "Os Verdes", vai reunir os 15 membros da direção, ou seja, a sua comissão executiva nacional, quarta-feira, pelas 19:00, na sede lisboeta, junto à Assembleia da República, igualmente para analisar os resultados eleitorais e as ações a adotar pelo partido, que, à semelhança de BE e PCP, também subscreveu há quatro anos uma posição conjunta com o PS, viabilizando assim o Governo minoritário dirigido pelo atual primeiro-ministro, António Costa.

De acordo com as projeções dos resultados eleitorais divulgadas hoje por RTP, SIC e TVI dão a vitória ao PS nas eleições legislativas, com entre 34% e 40% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 24,2% e 31%.

Segundo as projeções de resultados que as televisões divulgaram pelas 20:00, após o encerramento das urnas nos Açores, quatro partidos poderão pela primeira vez ter representação parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega, Livre e Aliança.

HPG (IEL) // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.