Pró-europeu Arseni Iatseniuk proposto para primeiro-ministro da Ucrânia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 26 fev (Lusa) -- O líder de protestos pró-União Europeia na Ucrânia Arseni Iatseniuk foi hoje proposto para o cargo de primeiro-ministro pelo 'Conselho de Maidan', que reúne os líderes políticos da contestação ucraniana, da sociedade civil e dos grupos radicais.

O anúncio, feito na emblemática Praça da Independência (Maidan), no centro de Kiev, perante dezenas de milhares de pessoas, deverá ainda ser confirmado no parlamento na quinta-feira, depois de uma votação sobre o novo governo ucraniano prevista para terça-feira ter sido adiada.

A Praça da Independência tem sido o epicentro de três meses de protestos na Ucrânia que culminaram com a deposição do Presidente Viktor Ianukovich, juntamente com todo o seu executivo.

Arseni Iatseniuk foi proposto como chefe de um novo governo ucraniano até à realização de eleições presidenciais, previstas para maio.

ANC // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.