Supremo Tribunal brasileiro nega recurso de 'habeas corpus' a Duarte Lima

Supremo Tribunal brasileiro nega recurso de 'habeas corpus' a Duarte Lima
| País
Porto Canal

O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro negou, na terça-feira à noite, o recurso ordinário de 'habeas corpus' (libertação imediata) pedido por Duarte Lima, informou hoje a assessoria do tribunal.

A decisão de manter a prisão preventiva foi tomada por uma coletivo de cinco juízes do tribunal superior brasileiro e ocorreu por maioria dos votos dos magistrados, com apenas um voto favorável.

O pedido de 'habeas corpus' (pedido de libertação por prisão ou detenção ilegal) já fora negado em primeira instância pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em 2011, tendo a defesa do antigo deputado do PSD interposto recurso a pedir a revisão da primeira decisão.

A prisão preventiva de Duarte Lima foi pedida em 2011, na sequência da acusação de homicídio da antiga companheira do milionário Lúcio Tomé Feteira, Rosalina Ribeiro, a 7 de dezembro de 2009, na cidade de Saquarema, município no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Actualmente, Duarte Lima encontra-se em prisão domiciliária em Lisboa no âmbito do processo BPN/Homeland por alegada burla e branqueamento de capitais, devendo ser interrogado nos próximos dias em Portugal, por carta rogatória sobre o processo que corre no Brasil.

Após serem recebidas no Brasil as respostas à carta rogatória, que foi distribuída à 6ª vara criminal de Lisboa, será marcado o julgamento que poderá realizar-se sem a presença do arguido.

Domingos Duarte Lima foi representado na sessão do tribunal pelo seu advogado no Brasil, João Costa Ribeiro Filho.

+ notícias: País

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.