ONU pede à Bolívia ações para acabar com justiça popular

| Mundo
Porto Canal / Agências

La Paz, 13 jun (Lusa) -- O gabinete das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OACNUDH) apelou hoje às autoridades bolivianas que assumam "ações determinantes"para travar os linchamentos depois de nas últimas semanas se terem registado quatro novos casos.

Os populares dizem atuar em nome da "justiça comunitária".

Em declarações à agência Efe, o representante da OACNUDH na Bolívia, Denis Racicot, assinalou que o organismo internacional recusa esta alegada forma de aplicar a justiça e que por diversas vezes pediu "ações concertadas das autoridades do país para procurar soluções" e "tentar acabar com esta prática n o país".

"Para conseguir superar ou acabar com estas más práticas totalmente condenáveis, porque violam muitos Direitos Humanos das pessoas que acabam mortas ou gravemente feridas, há que assumir uma ação decisiva, concertada entre as autoridades", acrescentou.

Apesar de considerar o fenómeno "de combate difícil e complexo", Denis Racicot garante ser possível obter resultados, mas alerta ser necessário tomar medidas.

Nas últimas semanas, dois homens, de 17 e 21 anos acusados de roubar um taxista foram queimados vivos por camponeses na região andina de Potosí, enquanto em Cochabamba outros populares capturaram, feriram e atearam fogo a seis alegados ladrões de veículos, um dos quais viria a morrer.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.