População de S. Pedro da Cova envia postais a Costa a exigir retirada de resíduos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Gondomar, Porto, 10 mai 2019 (Lusa) - A população de São Pedro da Cova, localidade de Gondomar onde estão depositadas toneladas de resíduos perigosos, vai dirigir ao primeiro-ministro milhares de postais a exigir a requalificação da freguesia, revelou hoje o presidente da junta, Pedro Vieira.

"Temos feito manifestações e vigílias, comunicados, nunca daremos por terminada a nossa luta. A população exige a rápida retirada dos resíduos. E se o Ministério do Ambiente, ao qual dirigimos muitos pedidos de audiência, mas sem resposta, não resolve a situação, temos de nos dirigir às entidades máximas", referiu o presidente da União de Freguesias de Fânzeres/São Pedro da Cova.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Vieira avançou que foram feitos "pelo menos 10.000 postais" que começam a ser distribuídos segunda-feira por toda a freguesia.

O autarca acredita que o envolvimento do movimento associativo, escolas e coletividades será "total".

Os postais têm como frase "Remoção total dos resíduos perigosos já!" e imagens que simbolizam sinais de perigo e produtos tóxicos.

Em causa está uma situação que remonta a 2001/2002, quando toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, na Maia, distrito do Porto, foram depositadas em São Pedro da Cova.

Entre outubro de 2014 e maio de 2015 foram retiradas 105.600 toneladas, mas, entretanto, foi revelado que existem mais resíduos e lançado um concurso, que obteve sete candidatos, com vista à retirada de 125 mil toneladas.

O Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental, alocou 12 milhões de euros para a remoção total dos resíduos.

A 24 de abril do ano passado foi anunciado que a obra de remoção arrancava este ano e terminava em 2019, mas em junho foi noticiado que a empreitada tinha sido adiada, devido a um processo judicial de impugnação instaurado ao concurso de adjudicação por um dos concorrentes que não ganhou.

"Esse anúncio aconteceu há quase um ano e ainda nada foi resolvido. É tempo demais. Exigimos a imediata retirada dos resíduos e a requalificação do espaço. A população e a freguesia já foram muito sacrificadas com esta situação", criticou Pedro Vieira.

No início de abril, em resposta à agência Lusa, fonte ligada ao Ministério do Ambiente apontou que "não existem neste momento novidades sobre o processo".

Entretanto no dia 10 do mês passado, o Tribunal de São João Novo, no Porto, absolveu seis pessoas que o Ministério Público acusou pela deposição dos resíduos perigosos.

Para o coletivo de juízes que julgou o caso, ficou por provar a tese segundo a qual os arguidos cometeram o crime de poluição com perigo comum, ao contrário do que se defendia na acusação do processo.

"Não se provou que os arguidos atuassem com a intenção de pôr em perigo a vida das pessoas", nem mesmo que tivessem violado as leis ambientais vigentes à época, entenderam juízes do Porto.

"A população ficou confusa. Sabem que é perigoso, mas depois não há responsáveis. Este é um processo complexo, mas está nas mãos do Governo desbloquear a situação", considerou, por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova.

PFT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.