S. Pedro da Cova exige que Governo considere retirada de resíduos “interesse nacional"

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, Gondomar, exigiu esta sexta-feira que o Governo considere a retirada dos resíduos perigosos depositados há quase duas décadas naquela localidade como "interesse nacional" de forma a "contornar" qualquer entrave judicial.

Atualizado 17-11-2018 11:41

Em conferência de imprensa junto ao local onde as toneladas de resíduos foram depositadas em 2001/2002, o presidente da junta, Pedro Miguel Vieira, prometeu "ações de luta" e exigiu à tutela que "não atire nunca a toalha ao chão", porque, disse o autarca eleito pela CDU, "a população sofre".

"O Ministério tem meios legais para considerar esta obra [retirada de resíduos] de interesse público. Reclamamos junto do senhor ministro [do Ambiente] para que faça tudo o que estiver ao seu alcance. Isto não pode ser bloqueado por numa providência cautelar", disse Pedro Miguel Vieira.

Na terça-feira, no parlamento, confrontado com este caso, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu que a intervenção está parada, estando em causa uma providência cautelar colocada por um proprietário, situação que impede a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), enquanto dona de obra, de entrar no terreno e executar a remoção.

Para a Junta de Freguesia, este dado é uma novidade, uma vez que esta autarquia local diz desconhecer qualquer nova ação colocada em tribunal por qualquer dono do terreno, sendo eles José Violante Lopes (privado) e o consórcio Terriminas/VilaRei.

"Não conhecemos esta ação, mas o que importa é que o Governo tem todas os mecanismos legais para considerar a retirada dos resíduos como de interesse público para o país", disse o autarca, que já pediu reuniões com "caráter de urgência" ao Ministério do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e CCDR-N.

Questionado sobre se sugere ao Estado que faça uma expropriação do terreno, Pedro Miguel Vieira sublinhou a ideia de que "não interessa de que forma [resolve o problema], mas qualquer obstáculo que possa aparecer tem de ser contornado".

A mesma reivindicação é feita pelos moradores de São Pedro da Cova que esta manhã estavam junto ao terreno. Vários descreveram aos jornalistas "receio de usar a água" por "perigo de contaminação" e pediram ao Governo para que "não deixe os resíduos" na freguesia.

"Eu lembro-me de ver os camiões chegar com o lixo. Tentámos tantas vezes travá-los e já na altura se falava de água contaminada. Têm de pegar neste caso a sério. Não se pode começar a retirar, prometer que se retira e parar. Querem que isto entre no esquecimento, mas a população nunca vai esquecer ou parar de lutar", disse Constantino Loureiro, ex-autarca da Junta de São Pedro da Cova.

Já Joaquim Marques, motorista reformado, pergunta: "Se existe um proprietário que deixou cá pôr os resíduos e, entretanto, foi considerado que isso foi crime, que legitimidade tem para parar a retirada agora e reclamar o terreno?".

Os resíduos perigosos que estão na origem deste caso são provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, na Maia, distrito do Porto.

Entre outubro de 2014 e maio de 2015 foram retiradas 105.600 toneladas, mas, entretanto, foi revelado que existem mais resíduos, tendo sido anunciado no local, a 24 de março do ano passado pelo ministro do Ambiente, que o concurso público com vista à remoção total das 125 mil toneladas que restam seria lançado em julho e a empreitada levada a cabo em 2018.

A CCDR-N também revelou que o concurso público internacional para a segunda fase da remoção dos resíduos acolheu sete propostas, mas em junho foi noticiado que a empreitada tinha sido adiada, devido a um processo judicial de impugnação instaurado ao concurso de adjudicação por um dos concorrentes que não ganhou.

Confrontado com esta situação, em agosto e numa visita a Rio Tinto, concelho de Gondomar, o ministro Matos Fernandes garantiu que a retirada da totalidade dos resíduos perigosos de São Pedro da Cova "começa imediatamente a seguir à decisão do tribunal".

Entretanto na terça-feira, a tutela avançou que existe uma providência cautelar colocada por um proprietário, tendo, em resposta à agência Lusa na quarta-feira, afirmado: “Aguarda-se, ainda, a decisão do tribunal para se poder avançar com a retirada dos resíduos industriais perigosos de São Pedro da Cova. Os trabalhos iniciar-se-ão logo a seguir a essa decisão judicial".

O gabinete de Matos Fernandes não especificou, no entanto, se a decisão do tribunal que aguarda diz respeito à contestação do concorrente do concurso ou à providência cautelar do proprietário.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.