Câmara de Valpaços cria tarifa social de água para famílias carenciadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Valpaços, 19 fev (Lusa) - A Câmara de Valpaços criou um tarifário social de consumo de água para as famílias carenciadas e numerosas do concelho, avançou hoje à Lusa o presidente, Amílcar Almeida.

"Esta iniciativa surge como forma de compensação para tentar ultrapassar as dificuldades e pretende, de alguma forma, proteger as famílias mais desprotegidas socialmente por razões relacionadas com situações de desemprego, baixos salários e reformas reduzidas", disse.

O autarca social-democrata revelou que, nos últimos meses, alguns consumidores têm manifestado dificuldades em pagar as faturas de água.

Para beneficiar de descontos no consumo de água, o rendimento mensal do agregado familiar não pode ser superior a duas vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Além disso, o total de depósitos em instituições bancárias, certificados de aforro e valores mobiliários não podem ultrapassar os 7.500 euros, tal como o valor do património, rústico e urbano, e veículos, não pode ser superior a 15.000 euros.

Os descontos na conta da água, que variam mediante o escalão de consumo e o número de pessoas do agregado familiar, situam-se entre os 10 e 60%.

Amílcar Almeida assumiu que a medida pesa na sustentabilidade económica da autarquia, mas é uma forma de ajudar a população face à atual conjuntura nacional e local.

"A autarquia evita, assim, proceder a cortes de abastecimento de água por falta de pagamento das faturas", realçou.

E, acrescentou, "criámos, desta forma, uma maior equidade social".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).