Paulo Portas garante que o Governo não vai recuar na “factura da sorte”

Paulo Portas garante que o Governo não vai recuar na “factura da sorte”
| Política
Porto Canal

Paulo Portas garantiu hoje que o Governo não vai recuar na "fatura da sorte" e insistiu que é uma medida de incentivo que "convida" de forma "simpática" as pessoas a participar na economia formal.

"Não vamos fazer marcha atrás", disse Portas, questionado sobre esta questão no Fórum Europa, uma iniciativa de debates informativos promovida pelo Nueva Economia Fórum em Madrid.

Portas defendeu as medidas tomadas a cabo no âmbito de combate à economia paralela em Portugal, afirmando que os empresários "com responsabilidade social são os que querem viver na economia formal" e que, por isso, podem exigir impostos moderados.

"Isso de fazer concorrência ilegal aos do sistema formal não é um sistema tributário justo. Os que podem fugir fogem, mas os que têm que pagar pagam sempre", afirmou.

O vice-primeiro-ministro considerou que em Portugal "não era tradição pedir fatura" e que as medidas planeadas pelo Governo "têm obrigações por um lado e incentivos por outro".

"O sorteio é uma das possibilidades de dar incentivo. Sorteiam-se as faturas que antes não se pediam. Convidar as pessoas de forma simpática a fazerem o que têm que fazer de forma obrigatória", afirmou.

"Só se pode falar de fatura da sorte porque há faturas", disse.

Como exemplo Paulo Portas citou o caso de S. Paulo, que aplica "com grande êxito" a "nota fiscal paulista, que trouxe muita economia paralela para a economia formal".

"Eu tomo muitos cafés, demasiados. Cada vez que o faço eu vou com o NIF e peço às pessoas a fatura. Para baixar impostos", afirmou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.