Governo não se compromete com redução do IRS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) -- O Governo deu hoje posse à comissão para a reforma da fiscalidade verde, que tem de entregar o projeto de reforma ao executivo até 15 de setembro, mas não se quis comprometer com eventuais descidas no IRS.

A tomada de posse da comissão liderada por Jorge Vasconcelos decorreu hoje no Ministério do Ambiente, com discursos do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, da ministra das Finanças e do ministro do Ambiente.

Os governantes e o membro da comissão fizeram questão de sublinhar que os trabalhos da comissão devem redundar em neutralidade fiscal, apostando antes numa "reorientação da fiscalidade", como explicou o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Moreira da Silva, abrindo a hipótese de vir a existir a possibilidade de se poderem reduzir os impostos sobre o trabalho, mas também das mexidas nos impostos acontecerem apenas entre os impostos ambientais e energéticos.

Já a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sublinhou durante a sua intervenção a "contribuição para a consolidação das finanças públicas" que a fiscalidade verde pode dar, também na "transição para uma trajetória de crescimento sustentado e criador de emprego".

No entanto, quando questionada pelos jornalistas, à margem do evento, se esta reforma permitiria baixar os impostos sobre o trabalho, a ministra respondeu que "não está previsto nada porque a comissão ainda não foi nomeada" e que esta o será "em breve", recusando dar mais esclarecimentos sobre o tema.

A comissão terá até dia 15 de setembro para entregar ao Governo o projeto de reforma, sendo que até final de março tem de apresentar já um documento com as linhas gerais da reforma, e até 30 de junho um anteprojeto de reforma.

O tempo que a comissão, que não será remunerada, terá para trabalhar é considerado curto para o seu líder Jorge Vasconcelos, algo admitido pelo secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, que apesar de reconhecer que os prazos são "exigentes", pensa que estes serão suficientes para o trabalho em causa.

O despacho de nomeação da comissão diz que esta "deverá proceder a uma avaliação profunda e abrangente da fiscalidade verde face aos objetivos traçados no Programa do Governo e no Guião com as Orientações para a Reforma do Estado" e "propor as alterações legislativas consideradas necessárias" para atingir os objetivos, que são, entre outros, a simplificação da tributação, a revisão dos seus fundamentos para promover a competitividade económica, sustentabilidade ambiental e eficiente utilização de recursos.

NM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".