Governo português saúda primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe empossado hoje

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 dez (Lusa) - O Governo português felicitou, através de nota de imprensa, o novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, hoje empossado na capital na sequência das eleições de 07 de outubro.

Numa nota enviada à comunicação social, o executivo português saudou "calorosamente" a posse de Jorge Bom Jesus, tendo sublinhado o relacionamento entre os dois países.

"O Governo português reafirma nesta ocasião a grande importância que atribui ao relacionamento bilateral entre Portugal e São Tomé e Príncipe, fundado em valores partilhados e profundos laços históricos e de franca amizade", lê-se na nota.

No documento divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Governo português expressou ainda empenho em trabalhar com o novo primeiro-ministro e com o futuro Governo são-tomense para o "aprofundamento da relação entre os dois países, em todos os domínios da extensa cooperação bilateral".

Jorge Bom Jesus e os membros do XVII Governo Constitucional foram hoje empossados pelo Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, no Palácio do Povo, sede da Presidência da República, na capital, São Tomé.

Durante a cerimónia, o primeiro-ministro definiu o total empenho do executivo como condição para o êxito da legislatura.

"Eu acredito que somos todos somos capazes, mas cumprindo com uma condição fundamental: se os membros do Governo agora empossados assumirem de maneira clara e integral que estamos aqui para servir São Tomé e Príncipe e o progresso social do nosso povo", disse o primeiro-ministro.

Jorge Bom Jesus referiu que é preciso "uma atitude de humildade, trabalho e abertura para o potencial de conhecimento e experiência de que dispõe a nação são-tomense e aproveitar a enorme disponibilidade que foi manifestada durante a campanha e na preparação do programa do Governo".

O novo primeiro-ministro prometeu fiscalizar permanentemente a ação governativa de cada membro do executivo e não hesitar em "tomar medidas" de correção necessárias.

"Pela parte que me toca assumirei aqui, publicamente o compromisso de avaliar em permanência e com rigor necessário o desempenho dos membros do Governo e das direções intermédias da administração publica e tomar as medidas necessárias para corrigir o que for necessário", explicou.

"Esta é uma linha vermelha que deixo aqui publicamente traçada e da qual não me desviarei ao longo do mandato", garantiu Jorge Bom Jesus.

JYO (MYB) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".