TC alemão envia para a justiça europeia avaliação da compra de dívida pelo BCE

| Mundo
Porto Canal / Agências

Karlsruhe, Alemanha, 07 fev (Lusa) - O Tribunal Constitucional alemão decidiu hoje pedir à justiça europeia para avaliar o programa de compra ilimitada de dívida pública do Banco Central Europeu (BCE) porque considera este que ultrapassa as competências da instituição.

Este programa, denominado OMT (Outright Monetary Transactions) e anunciado em setembro de 2012, na sequência de um verão que viu vacilar as bases da zona euro, contribuiu para retomar a confiança na região e designadamente baixar as taxas de juro dos países em dificuldade para valores razoáveis.

O programa OMT nunca foi utilizado até agora.

Mas para a maioria dos juízes (seis de oito) do Tribunal alemão, com sede em Karlsruhe (sudoeste) alegam que o OMT vai contra a soberania nacional dos 18 países da zona euro porque são estes que no fim deverão suportar o risco assumido pelo BCE de comprar estas obrigações de Estados em dificuldade.

O Tribunal alemão recorda que sendo o BCE um órgão da União Europeia decidiu consultar o Tribunal da Justiça europeu sobre este assunto.

Este pedido de avaliação ao Tribunal da UE é o primeiro do Tribunal Constitucional alemão.

Esta consulta também é talvez uma maneira de tirar o peso que o Tribunal alemão tem sobre os ombros, já que analistas afirmam que em caso de decisão desfavorável o frágil equilíbrio encontrado pela zona euro deverá ficar comprometido.

O BCE reagiu rapidamente, afirmando que "tomou nota" da posição do Tribunal alemão, mas insistiu que "o programa OMT está no âmbito das suas competências".

Segundo os analistas, a inibição do Tribunal Constitucional alemão é uma boa notícia para o BCE, pois defendem que esta instituição é muito mais crítica do OMT que as instituições europeias.

Em relação à constitucionalidade do Mecanismo de Estabilidade Europeu, o Tribunal alemão anunciou que a decisão será conhecida a partir de 18 de março.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.