Plano de pacificação na Venezuela arranca sábado, disse Nicolás Maduro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 05 fev (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o Governo vai ativar no sábado um plano de pacificação para combater a criminalidade e disse ter informações do plano da "direita" para entregar droga a criminosos que atuam contra o Estado.

"No sábado vamos apresentar e ativar o plano nacional de pacificação social, vamos entrar num processo de pacificação social mais profundo, urgente e necessário", disse na terça-feira Nicolás Maduro.

O Presidente da Venezuela falava nas celebrações no 22.º aniversário do golpe liderado por Hugo Chávez no quartel de Montaña, oeste de Caracas, onde estão depositados seus restos mortais do antigo Presidente, que morreu, vítima de cancro, em 2013.

Nicolás Maduro explicou que o plano pretende "ir ao fundo" das causas da criminalidade, incluindo a família, e apelou a quem tenha armas para que as entreguem.

Nicolás Maduro acrescentou também que um grupo criminoso desafiou o Governo, embora o Executivo esteja preparado para enfrentar quem pretende boicotar o plano, sendo que o fará "respeitando a Constituição".

Na posse do Executivo estão, contudo, informações de que a "direita" financiada pelos narcotraficantes da Colômbia está a distribuir droga, nomeadamente crack, pelos grupos criminosos para que atuem contra o Governo e cometam homicídios no país.

Dados oficias de 2013 dão conta que a violência na Venezuela provocou 11.000 mortos, números que as organizações não-governamentais aumentam para 25.000, mas que não são reconhecidos pelo poder político.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.