Rui Moreira "apanhado de surpresa" com renúncia de Daniel Bessa

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse segunda-feira ter sido "apanhado de surpresa" pela renúncia de Daniel Bessa da presidência da assembleia municipal, considerando uma "perda" e lamentando que não fique "até ao fim do mandato".

O presidente da Assembleia Municipal do Porto, Daniel Bessa, resignou hoje ao cargo, alegando motivos pessoais, decisão que foi conhecida pouco antes da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, que decorreu segunda-feira è noite.

"[Daniel Bessa] ligou-me hoje por volta das 20:00 a comunicar-me que, por motivos de ordem pessoal, tinha que apresentar a resignação ao cargo e por essa razão já não podia comparecer na assembleia municipal", disse Rui Moreira aos jornalistas.

O presidente da Câmara do Porto garantiu ter sido "apanhado de surpresa", afirmando ter "muita pena" que Daniel Bessa não possa integrar a equipa "até ao fim do mandato".

"O Daniel Bessa esteve comigo desde a primeira hora e ainda hoje me afirmou o seu empenho político e pessoal neste projeto mas que não podia continuar", enfatizou.

Perante a insistência dos jornalistas, Rui Moreira recusou fazer mais considerações sobre esta saída, garantindo que não se arrepende de o ter escolhido para o cargo.

"Se é ele que invoca motivos de ordem pessoal não nos cabe a nós e a mim pôr em questão aquilo que são motivos de ordem pessoal", considerou.

O presidente da autarquia explicou ainda que, no telefonema, Daniel Bessa lhe disse que iria fazer chegar uma carta para entregar à socialista Ana Paula Vitorino - a primeira secretária deste órgão -- o que fez.

"É uma perda. É com muita pena minha que uma pessoa como o Daniel Bessa, que esteve comigo desde a primeira hora, se veja obrigado a abandonar um cargo que ele certamente gostava de desempenhar. É um dia para mim triste", lamentou.

Rui Moreira acrescentou ainda que será a Daniel Bessa que, "se assim o entender, caberá prestar outros esclarecimentos".

Ana Paula Vitorino adiantou, no início dos trabalhos da assembleia que, "na sessão seguinte, que é a próxima, terá que ser resolvida esta questão".

Daniel Bessa foi eleito nas últimas autárquicas pela lista independente de Rui Moreira.

JF/AYM // JPF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Mata irmão a tiro e fica condenado a 14 anos de prisão em Vila Pouca de Aguiar

O Tribunal de Vila Real condenou esta terça-feira um homem de 49 anos a uma pena de 14 anos de prisão pelo homicídio do irmão, em Vila Pouca de Aguiar.